🚨 A nossa paisagem natural está em risco! Diante de uma gestão inadequada das faixas e mosaicos de gestão de combustível, e do desrespeito pelo nosso património natural, cidadãos e associações uniram forças para reformar as práticas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR). Queremos uma abordagem mais sustentável, que proteja os ecossistemas e que transforme e valorize a nossa paisagem. 🌳 O futuro das nossas florestas depende das nossas ações. 📢 Lê o manifesto do grupo Faixas Vivas: https://lnkd.in/d2AEVE7m
Sobre nós
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado. A Associação designa-se Quercus por ser essa a designação comum em latim atribuída aos Carvalhos, às Azinheiras e aos Sobreiros, árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas. Ao longo dos anos, a Quercus tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar simultaneamente irreverente e construtivo na defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente. O seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Este acompanhamento especializado é, em grande parte, suportado pelo trabalho desenvolvido por vários grupos de trabalho e projetos permanentes.
- Site
-
http://www.quercus.pt
Link externo para Quercus
- Setor
- Serviços ambientais
- Tamanho da empresa
- 11-50 funcionários
- Sede
- Lisboa
- Tipo
- Sem fins lucrativos
- Fundada em
- 1985
Localidades
-
Principal
Centro Associativo do Calhau, Bairro do Calhau , Parque Florestal de Monsanto
Lisboa, 1500-045, PT
Funcionários da Quercus
Atualizações
-
A Quercus e a Generali Tranquilidade, no sábado dia 30 de Novembro, plantaram 2900 pinheiros-bravos (650 retancha + 2250 novas árvores) no Pinhal de Leiria, mas a meta é chegar, faseadamente, aos 6.189!
-
🎙 Quercus Voz Ativa: uma hora de conversa com pessoas que estão por trás dos movimentos de associações, iniciativas de defesa e proteção ambiental e justiça climática! Neste episódio, Sílvia Moutinho conversa com Margarida Monteiro, a pessoa por trás do e-mail geral da Quercus. Episódio disponível no Spotify! Link nos comentários!
-
A Quercus celebra, em 2025, 40 anos de dedicação à conservação da natureza e à sustentabilidade ambiental. Para marcar esta ocasião única, lançamos um concurso de ideias para a criação de um logótipo comemorativo que reflita a nossa história, valores e a essência do nosso nome. Se queres deixar a marca pessoal nesta celebração, este é o desafio é para ti! 📨 Envio de Propostas Data limite: até às 0h do dia 23 de dezembro de 2024. E-mail: comunicacao@quercus.pt. Envie o conceito (por escrito) que pretende desenhar. Adicione também portefólio. ❗Chamamos atenção para o facto de que o envio de propostas (que não confunde-se com o Design pronto) servirá para selecionar o Designer que ficará responsável. O trabalho será remunerado e o orçamento será apresentado ao Designer antes do início do trabalho. Diretrizes para a Criação do Logótipo 👉 Respeito pela história e identidade da Quercus: 👉 Incluir elementos ligados à simbologia da Quercus, como carvalhos e a natureza. 👉 Alinhar o design à missão ambientalista da organização. 👉 Incluir o logo original Quercus 👉 Cores e tonalidades: 👉 Utilizar uma paleta que dialogue com a identidade visual da Quercus e o tema da celebração. 👉 Caso inclua novas tonalidades, estas devem ser justificadas com um conceito claro. Flexibilidade e funcionalidade: 👉 O logótipo deve ser versátil, legível em diferentes tamanhos e suportes. 👉 Adaptar-se a formatos diversos, como materiais impressos, redes sociais e newsletter. 👉 Incluir versões para fundos claros, escuros ou texturizados, garantindo contraste adequado. Conceito comemorativo dos 40 anos: 👉 Integrar criativamente a menção aos 40 anos no design. 👉 Transmitir os valores de celebração, continuidade e relevância. O Teu Logótipo na História da Quercus! O logótipo selecionado será a peça central das comemorações dos 40 anos, representando o legado, a missão e a visão da Quercus para o futuro.
-
O Projeto "Ecocultivar - Biodiversidade e Educação Ambiental para um Futuro Sustentável” chegou à União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, onde foram dinamizadas oficinas para a construção de “Hotéis de Insetos” com + de 260 alunos de diferentes instituições de ensino. A equipa da Quercus contou com a ajuda essencial dos parceiros: Projeto "Criana" e União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça. Esta União de Freguesias, além das oficinas para a construção de “Hotéis de Insetos”, irá receber diversas ações de plantação para a criação de jardins biodiversos repletos de espécies autóctones. Esta é uma atividade que se enquadra no projeto "Ecocultivar - Biodiversidade e Educação Ambiental para um Futuro Sustentável”, da Quercus, financiado pelo Fundo Ambiental / ENEA, que irá contar com ações na região de Arruda dos Vinhos e Torres Vedras em colaboração com os parceiros: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, C3A – Comunidade do Alimento de Arruda e Arredores e o Projeto Criana.
-
🦋 Os artrópodes – conhecidos como “as pequenas coisas que governam o mundo” – desempenham papéis ecológicos diversos. São essenciais para a cadeia alimentar de todas as espécies. Cientistas alertam para um “declínio severo” dos insetos, e os pesticidas são uma das principais causas. 🕷 🪲 As autoridades não conseguiram bloquear um único pesticida sob a legislação da UE que deveria proteger as populações de insetos em declínio. 🦗 Durante mais de duas décadas, as autoridades da UE e nacionais contornaram a lei. Autorizaram pesticidas seguindo diretrizes elaboradas com a ajuda de grandes empresas agroquímicas. Agora trabalham numa nova diretriz. Com consultores diretamente ligados à indústria química. Isto significaria a destruição da biodiversidade.
-
European Commission, mantenham o Green Deal inteiro! A Europa não deve destruir a sua maior conquista. São empregos, prosperidade e natureza preparados para o futuro. A Comissão Europeia deve manter o momentum e implementar de forma mais inteligente, e não menos. Mais de 180 ONG concordam! Não há como voltar atrás. A sociedade precisa de certezas e a natureza não pode esperar! Ursula von der Leyen, #WeHadADeal! Statement completo: https://lnkd.in/dA93_hGe
-
O uso do X como arma política, promovendo teorias da conspiração, racismo e desinformação em larga escala, aliado à manipulação da plataforma por Elon Musk para moldar a opinião pública em benefício próprio, levanta sérias questões. Permanecer ativo nesta rede pode ser interpretado como uma forma de legitimação ou apoio a estas práticas. A Quercus segue, assim, o exemplo de outras instituições e figuras públicas de relevo, como o jornal The Guardian, a ex-eurodeputada Ana Gomes, a atriz e produtora Jamie Lee Curtis e o apresentador da CNN Don Lemon, reafirmando o seu compromisso com os valores de ética e integridade na comunicação. A Quercus continuará disponível no Instagram, Facebook e LinkedIn, e começará a manter atividade no Threads e Bluesky.