Illinois (aportuguesado Ilinóis ou Ilinois) é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região Centro-Oeste do país. O Illinois é o sexto estado mais habitado do país, com seus . Cerca de 65% da população do estado vive na região metropolitana de Chicago, um dos maiores centros industriais e financeiros do mundo, sendo o segundo maior centro de manufatura do país — atrás somente de Los Angeles — e o segundo maior centro financeiro dos Estados Unidos, atrás somente de Nova Iorque. Springfield é a capital do estado.
O Illinois possui uma economia altamente diversificada, sendo um dos principais centros financeiros dos Estados Unidos, e um estado altamente industrializado. Geograficamente, o Illinois caracteriza-se por seu terreno pouco acidentado em geral, e pelo seu clima altamente instável. A agricultura é uma importante fonte de renda do Illinois. O turismo e a prestação de serviços de transportes e telecomunicações são outras fontes de renda importantes do Illinois. Chicago é um dos centros ferroviários e aeroportuários mais movimentados dos Estados Unidos.
A palavra "Illinois" vêm da pronunciação francesa da palavra algonquinaIlliniwek, que possui dois significados, "O Povo" ou "Povo Superior". O cognome do Illinois é The Prairie State, que em português significa "O Estado das Pradarias". O Illinois caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado, relativamente plano, que cobrem muito do estado. Outro cognome do estado é The Land of Lincoln, "A Terra de Lincoln". Muitos dos habitantes do estado orgulham-se do fato de que o presidente americano Abraham Lincoln passou a maior parte da sua vida no estado. Ele está atualmente enterrado em Springfield.
Missionários franceses foram os primeiros europeus a explorarem a região do atual Illinois. Este fez parte da Nova França até 1763, quando passou a domínio britânico. Em 1783, após o fim da Revolução Americana de 1776, passa a fazer parte dos Estados Unidos, passando a fazer parte do Território do Noroeste. Em 3 de fevereiro de 1809, o Território do Illinois foi criado. Em 3 de dezembro de 1818, este território tornou-se o 21° estado americano.
Nomeada pelo Presidente Barack Obama, foi Secretária Adjunta no Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA entre 2009 a 2011. De 2006 a 2009, comandou o Departamento de Assuntos de Veteranos de Illinois. Em novembro de 2016, Duckworth foi eleita Senadora com 3.012.940 votos, ou 54,9 por cento, derrotando o Senador republicano Mark Kirk.
Veterana da Guerra do Iraque, Duckworth serviu como piloto de helicópteros do Exército dos Estados Unidos e sofreu severos ferimentos durante as batalhas, perdendo ambas as pernas e danificando seu braço direito. Seu serviço prestado ao país rendeu-lhe diversas condecorações, como o Coração Púrpuro e a Medalha do Ar. Tendo recebido um atestado médico, continuou servindo como tenente-coronel na Guarda Nacional do Exército de Illinois até outubro de 2014.
Ao tomar posse no Senado dos Estados Unidos em janeiro de 2017, Duckworth tornou-se a segunda mulher asiática ao lado de Kamala Harris, depois de Mazie Hirono, a integrar a Congresso dos Estados Unidos, bem como sua primeira mulher com deficiência e a primeira tailandesa. Em janeiro de 2018, Duckworth anunciou estar grávida, sendo assim a primeira Senadora norte-americana a dar à luz no exercício de seu mandato.
A atual Constituição do Illinois foi adotada em 1970. Outras Constituições mais antigas foram adotadas em 1818, 1848 e 1870. Emendas à Constituição podem ser propostas pelo Poder Legislativo, e para serem aprovadas precisam de ao menos 67% dos votos de ambas as câmaras do Legislativo, e então serem aprovadas em um referendo por ao menos 51% população eleitoral do estado.
O principal oficial do Poder Executivo no Illinois é o governador. Este é eleito pelos eleitores do estado para mandatos de até quatro anos de duração, e pode ser reeleita quantas vezes quiser. Outros oficiais governamentais tais como o tenente-governador também são eleitos pela população a mandados de quatro anos de duração. O governador escolhe um Secretário de Estado e a maioria dos oficiais dos diferentes conselhos do país. Já as câmaras do Poder Legislativo escolhem um tesoureiro para um mandato de 4 anos de duração.
O Poder Legislativo do Illinois — oficialmente chamada de Assembleia Geral — é constituído pelo Senado e pela Câmara dos Representantes. O Senado possui um total de 59 membros, enquanto que a Câmara dos Representantes possui um total de 118 membros. O Illinois está dividido em 59 distritos senatoriais. Os eleitores de cada distrito elegem um senador, que irão representar tal distrito no Senado. O estado também está dividido em 118 distritos representativos, onde a população de cada escolhe um representante que atuará na Câmara dos Representantes. Os senadores servem a mandatos de até quatro anos de duração, enquanto que o termo de ofício dos representantes é de no máximo dois anos.
A corte mais alta do Poder Judiciário de Illinois é a Suprema Corte de Illinois. Todos os juízes do Poder Judiciário de Illinois são escolhidos pela população, para mandatos de até quatro anos de duração, podendo ser reeleitos quantas vezes quiserem.
O Illinois está dividido em 102 condados. A maioria destes condados está, por sua vez, dividido em municipalidades. Todos os condados com municipalidades — com exceção do Condado de Cook — são administrados por um conselho de supervisores. Estes condados estão divididos em diferentes distritos. Eleições são realizadas nestes distritos, e o vencedor torna-se o representante do distrito no conselho do condado. Os condados remanescentes são governados por conselhos de supervisores, eleitos pela população do condado em geral. O Illinois possui cerca de 1287 cidades e vilas, mais do que qualquer outro estado americano. A maioria das cidades é governada por um prefeito e um conselho.
Aproximadamente 60% da receita do orçamento do governo do Illinois é gerada por impostos estaduais. O resto vem de verbas recebidas do governo federal e empréstimos. Em 2002, o governo do estado gastou 49,131 bilhões de dólares, tendo gerado 41,095 bilhões de dólares. A dívida governamental do Illinois é de 34,761 bilhões de dólares. A dívida per capita é de 2762 dólares, o valor dos impostos estaduais per capita é de 1786 dólares, e o valor dos gastos governamentais per capita é de 3904 dólares.
O Illinois foi dominado politicamente pelo Partido Republicano, entre 1856 — ano de fundação do partido — até a década de 1950. Nenhum partido político americano domina atualmente o Illinois. Os democratas desde então passou a ganhar cada vez mais força no estado. Atualmente, os democratas são maioria em Chicago e em vários de seus subúrbios, enquanto que os republicanos dominam o restante do estado. De cada três governadores eleitos no estado desde 1856 até os dias atuais, dois tem sido republicanos, embora desde a década de 1970, um número similar de republicanos e democratas tenham sido eleitos para o posto de governador.
O Illinois tem 629 km de extensão norte-sul e 340 km de extensão leste-oeste. A área do estado é de 149 995,4 km², dos quais 6 202 km² são cobertos por água.[1] O estado é o 25º maior do país, sendo o 24º não contando-se corpos d' água. O litoral do Illinois junto ao lago Michigan possui 101 quilômetros de extensão.
Cerca de 500 rios cortam o Illinois. O rio Mississippi é o maior deles, e forma todo a fronteira ocidental do estado junto aos estados americanos de Iowa e Missouri. O maior rio completamente dentro do Illinois é o rio Illinois, com 439 km de extensão. O Illinois possui poucos lagos naturais. O Lago Michigan está localizado no nordeste do estado. Todos os outros lagos são de pequenos portes e estão localizados no nordeste do estado. Porém, vários lagos artificialmente criados espalham-se pelo Illinois. O maior deles possui mais de dez mil hectares de tamanho.
O Illinois pode ser dividido em cinco distintas regiões geográficas:
As Áreas Intocadas (The Driftless Area, em inglês) são uma região no extremo noroeste que não foram afetadas pelas eras glaciais que ocorreram há mais de dez mil anos atrás na América do Norte. Possui um terreno muito acidentado, com altas montanhas e vales profundos. O ponto mais alto do estado está localizado nas Áreas Intocadas, e possui 376 metros de altitude;
As Planícies dos Grandes Lagos situam-se no nordeste do estado. É caracterizado pelo seu terreno relativamente plano e muito fértil. Já fez parte do leito do Lago Michigan;
As Planícies Till compõem a maior parte do estado, estendendo-se do centro-norte do estado até próximo ao sul do Illinois. As geleiras, durante as eras do gelo que ocorreram há milhares de anos, alisaram o terreno, hoje relativamente plano. Caracteriza-se pelo seu solo extremamente fértil, onde a maior parte da agricultura do estado é praticada, e pela sua baixa altitude;
As Montanhas Shawnee ocupam uma estreita faixa no sul do estado, imediatamente ao sul das Planícies Contínuas. Caracteriza-se pelo seu terreno relativamente alto, com picos de mais de 320 metros de altitude;
As Planícies da Costa do Golfo ocupam o extremo sul do estado. Caracteriza-se pela sua baixa altitude, as menores do estado. Aqui localiza-se o ponto mais baixo do estado, com 85 metros de altitude.
O clima do Illinois é temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. Porém, o tempo no estado varia bastante de estação para estação. O tempo no Illinois é relativamente instável, e o tempo em um dado dia pode mudar repentinamente, especialmente no inverno. Por vezes, a temperatura chega a aumentar ou cair em até 12°C em apenas uma hora. O principal motivo desta instabilidade é a ausência de obstáculos geográficos no estado e em suas proximidades, que permitem o rápido movimento de correntes de ar vindas de quaisquer direções ao longo do estado. Durante todo o ano, a temperatura média cai à medida que se viaja em direção ao norte.
No inverno, a proximidade com o Lago Michigan ameniza os invernos do nordeste do estado. A temperatura média do Illinois no inverno é de -7,6 °C no norte do estado, -3 °C no centro-sul e de 1 °C no extremo sul. Mínimas variam entre -30 °C e 5 °C no nordeste, -35 °C e 1 °C no noroeste e -25 °C e 10 °C no extremo sul. Máximas variam entre -24 °C e 13 °C no nordeste, -28 °C e 7 °C no noroeste e -18 °C e 17 °C no extremo sul. A temperatura mais baixa já registrada no Illinois, -38 °C, foi registrada em Congersville, em 5 de janeiro de 1999.
A temperatura média no verão no norte é de 21 °C, e de 29 °C no sul. Mínimas variam entre 12 °C e 20 °C no norte e entre 16 °C e 26 °C no sul. Máximas variam entre 22 °C e 35 °C no norte e entre 25 °C e 38 °C no sul. A temperatura mais alta já registrada no Illinois é de 47 °C, foi registrada em 14 de julho de 1954, em East St. Louis.
As taxas de precipitação média anual de chuva variam entre 100 centímetros no norte a 85 centímetros no sul. As taxas de precipitação média anual de neve, por sua vez, variam entre 76 centímetros no norte a 25 centímetros no sul do Illinois. Tornados são muito comuns no estado (principalmente no Sul), e, de fato, tornados mataram mais pessoas em Illinois do que em qualquer outro estado americano. O mais destrutivo deles ocorreu em 1925, tendo matado mais de 600 pessoas.
Rose, que era ambidestro, teve mais rebatidas (4 256), jogos disputados (3 562), vezes ao bastão (14 053), rebatidas simples (3 215) e outs (10 328) na história da MLB. Ele venceu três World Series, três títulos de rebatidas, um prêmio de jogador mais valioso, duas luvas de ouro, foi novato do ano e ainda foi nomeado para dezessete Jogos das Estrelas. Rose era conhecido por jogar em várias posições, ganhando dois títulos de luva de ouro como defensor externo.
Em agosto de 1989, três anos após se aposentar, Rose foi banido de tentar entrar na lista dos jogadores no Hall da Fama dos Estados Unidos em meio a um escândalo envolvendo apostas que começou quando ele ainda era jogador e treinador dos Reds, incluindo acusações de que ele apostou no próprio time. Em 1991, a MLB votou por formalmente aprovar sua inexigibilidade para o Hall da Fama. Em 2004, após anos em negação, Rose admitiu e confessou que realmente apostou em favor, e não contra, os Reds. Como consequência, Rose foi banido do esporte.
Em 22 de junho de 2015, a ESPN concluiu uma investigação e determinou que o problema de apostas por parte de Pete Rose durou, enquanto ele era jogador, de 1984 e 1986. A investigação tornou público vários arquivos das apostas de Rose na carreira. Ele também foi acusado e depois preso por evasão fiscal. Ficou cinco meses na cadeia e pagou uma multa de US$ 50 mil dólares.
Em 2016, Rose foi aceito no hall da fama do Cincinnati Reds.
Rose morreu na sua casa em Las Vegas, a 30 de setembro de 2024, com 83 anos.
A primeira escola pública do Illinois foi fundada em 1784. Em 1825, o governo do estado instituiu um sistema estadual de educação pública, o Conselho Estadual de Illinois de Educação.
Atualmente, todas as instituições educacionais no Illinois precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho Estadual de Educação do Illinois. Este Conselho controla diretamente o sistema de escolas públicas do estado, que está dividido em diferentes distritos escolares. O Conselho é composto por nove membros indicados pelo governador e aprovados pelo Senado, para termos de ofício de até seis anos de duração. Cada cidade primária (city), diversas cidades secundárias (towns) e cada condado, é servida por um distrito escolar. Nas cidades, a responsabilidade de administrar as escolas é do distrito escolar municipal, enquanto que em regiões menos densamente habitadas, esta responsabilidade é dos distritos escolares operando em todo o condado em geral. O Illinois permite a operação de escolas charter — escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de sete anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os quinze anos de idade.
Em 1999, as escolas públicas do estado atenderam cerca de 2,028 milhões de estudantes, empregando aproximadamente 124,8 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 299,9 mil estudantes, empregando aproximadamente 19,6 mil professores. O sistema de escolas públicas do estado consumiu cerca de 13,603 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas foi de aproximadamente 7,7 mil dólares por estudante. Cerca de 85,9% dos habitantes do estado com mais de 25 anos de idade possuem um diploma de segundo grau.
A primeira biblioteca pública do Illinois foi inaugurada em 1818, em Albion. Atualmente, o estado possui milhares de bibliotecas, administrada por 629 sistemas de bibliotecas públicas diferentes. As bibliotecas públicas do estado movimentam anualmente uma média de 7,4 livros por habitante.
Chicago é o maior pólo ferroviário dos Estados Unidos, e um dos maiores pólos rodoviários do país, bem como um dos pólos aeroportuários mais movimentados do mundo. Cerca de 45 companhias ferroviárias fornecem serviço de transporte de carga no estado. A Amtrak atende a cerca de 40 cidades no estado. O Aeroporto Internacional O'Hare, localizado em Chicago, é o segundo aeroporto mais movimentado do mundo. O Illinois, em 2002, possuía 11 685 quilômetros de ferrovias, mais do que qualquer outro estado americano com exceção do Texas. Em 2003, o estado possuía 222 936 quilômetros de vias públicas, dos quais 3 942 quilômetros eram rodovias interestaduais, considerados parte do sistema federal rodoviário dos Estados Unidos. A malha rodoviária do Illinois é a terceira maior do país, atrás apenas do Texas e da Califórnia.
O primeiro jornal publicado no Illinois foi o Illinois Herald, publicado pela primeira vez em Kaskaskia, em 1814. Atualmente são publicados no Illinois cerca de 660 jornais, dos quais aproximadamente 80 são diários. São impressos no estado cerca de 850 periódicos. A primeira estação de rádio do Illinois foi fundada em 1921, em Tuscola, e a primeira estação de televisão do estado foi fundada em 1940, em Chicago. Atualmente, o Illinois possui 278 estações de rádio — dos quais 95 são AM e 183 são FM — e 45 estações de televisão.
De acordo com o censo nacional de 2000, a população do Illinois em 2000 era de 12 281 054 habitantes, um crescimento de 7,1%, em relação à população do estado em 1990, de 11 466 682 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do estado em 12 763 371 habitantes, um crescimento de 11,3% em relação à população do estado em 1990, de 2,8%, em relação à população do estado em 2000, e de 0,4% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural do Illinois entre 2000 e 2005 foi de 406 425 habitantes — 959 470 nascimentos menos 553 045 óbitos — o crescimento populacional causado pela imigração foi de 328 020 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 391 031 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Illinois cresceu em 482 317 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 51 355 habitantes.
Cerca de 80% da população do Illinois vive dentro de 10 distintas regiões metropolitanas. Cerca de 65% da população do estado vivem dentro da região metropolitana de Chicago. Esta é a maior cidade do Illinois e a terceira maior dos Estados Unidos. Sua região metropolitana, com mais de 9 milhões de habitantes, também é a terceira maior do país. Da população do Illinois, estima-se que cerca de 1 682 900 nasceram fora do país — 13,3% da população do estado.
No beisebol conta com dois times na MLB: o Chicago Cubs que manda seus jogos no Wringley Field, o segundo mais antigo estádio da liga, conhecido por ter o mais longo jejum de títulos de um time das grandes ligas, 108 anos de diferença entre os títulos de 1908 e 2016, o outro é o Chicago White Sox que manda seus jogos no Guaranteed Rate Field no sul de Chicago e que também teve um longo jejum de 88 anos entre 2005 e 1917.