Saltar para o conteúdo

Kobe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por outras acepções, veja Kobe (desambiguação).
Japão Kōbe

神戸市 (kōbe-shi)

 
  Cidade  
Do topo, à esquerda: salão principal do templo Taisan-ji; Chinatown de Kōbe; Ponte Akashi-Kaikyo; Torre do porto de Kōbe; e panorama de Kōbe vista do Monte Maya.
Do topo, à esquerda: salão principal do templo Taisan-ji; Chinatown de Kōbe; Ponte Akashi-Kaikyo; Torre do porto de Kōbe; e panorama de Kōbe vista do Monte Maya.
Do topo, à esquerda: salão principal do templo Taisan-ji; Chinatown de Kōbe; Ponte Akashi-Kaikyo; Torre do porto de Kōbe; e panorama de Kōbe vista do Monte Maya.
Símbolos
Bandeira de Kōbe
Bandeira
Brasão de armas de Kōbe
Brasão de armas
Localização
Localização de Kōbe
Localização de Kōbe
Coordenadas
País Japão
Prefeitura Hyogo
Características geográficas
Área total 551,40 km²
População total (2005) 1,521,164 hab.
Sítio www.city.kobe.jp
Kobe

"Kobe" em kanji
Em japonês
Hiragana: こうべ
Kyūjitai: 神戶
Shinjitai: 神戸
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata

Kōbe ou Cobe[1][fonte confiável?][2] (神戸市 kōbe-shi) é uma cidade japonesa localizada na prefeitura de Hyōgo.

Em 2005 a cidade tinha uma população estimada em 1.521.164 habitantes e uma densidade demográfica de 2.759 hab./km². Forma com as cidades de Osaka e Quioto (e respectivas regiões metropolitanas) uma aglomeração urbana de 17,4 milhões de habitantes.[3]

Recebeu o estatuto de cidade a 1 de Abril de 1889.

Kōbe é um importante centro econômico do país, e detém um dos maiores portos do Japão e do mundo, de onde saiu o primeiro navio com imigrantes para o Brasil. A cidade também é muito conhecida pelo seu próspero entorno urbano, cuja paisagem é realçada pelo Monte Rokko. Situa-se a aproximadamente três horas da capital japonesa, em um trajeto percorrido pelo "Trem-bala", o trem mais rápido do mundo.

Kōbe foi atingida por um terremoto de 7.2 graus na Escala Richter em 17 de janeiro de 1995, que ocasionou a destruição de muitas ruas, casas e edifícios.

Kōbe Shiko

Às 5h46min da manhã do dia 17 de janeiro de 1995, o terremoto da Região Sul da província de Hyōgo, o primeiro grande terremoto a atingir diretamente uma área urbana japonesa, causou danos sem precedentes na região de Hanshin-Awaji, em cidades como Kōbe, Awaji e outras.

O abalo que durou apenas 20 segundos vitimou 6.500 pessoas, deixou 300 mil desaparecidos, 30.000 feridos e um grande saldo de destruição: 67 421 moradias, das quais 6 965 totalmente consumidas pelo fogo, principalmente em áreas onde se concentravam antigas casas de madeira, o que reduziu a elegante cidade portuária a meras pilhas de escombros e pedregulhos.

Além dos danos diretos, os moradores da cidade também sofreram um alto grau de danos indiretos, como um longo período de estadia nos abrigos temporários (máximo de 599 locais e 222 127 refugiados). A função educacional das escolas diminuiu devido ao horário reduzido das aulas e ao uso das instalações das escolas como local de refúgio e abrigo temporário.

Em 1180, próximo do final do período Heian, o Imperador Antoku, Taira no Kiyomori e a corte Imperial moveram-se para Fukuhara, onde hoje se encontra a cidade de Kōbe. A capital permaneceu em Fukuhara por cerca de cinco meses.

Noevir Stadium Kobe, casa do Vissel Kobe.

No futebol o Vissel Kobe representa a cidade, foi fundado em 1995, no beisebol o Orix Buffaloes costuma mandar alguns de seus jogos no Kobe Sports Park Baseball Stadium na cidade,[4] no rugby tem o Kobelco Steelers, no voleibol o Hisamitsu Springs. A cidade também já foi sede do Campeonato Asiático de Basquetebol de 1991 e uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2002.

Cidades-irmãs

[editar | editar código-fonte]

Kōbe é geminada com as seguintes cidades:[5]

Portos-irmãs

[editar | editar código-fonte]

O Porto de Kōbe faz cooperação com o porto das seguintes cidades:

Cidades-parceiras

[editar | editar código-fonte]

Além de 13 cidades-irmãs, Kōbe há 3 cidades parceiras:

Referências

  1. Castro Brandão, Fernando de. «1.ª República Portuguesa — Uma cronologia». Saint Joseph Academic Press. p. 119. ISBN 978-99937-734-4-3. 21 de Setembro de 1913 – (...) Decreto nomeando como Cônsul Geral em Cobe, Japão, o já titular do posto Venceslau de Morais. 
  2. «Portugal no Mundo: Quioto | e-cultura». www.e-cultura.pt. Consultado em 4 de março de 2023 
  3. World Gazetteer – Welt: Ballungsräume
  4. https://japanball.com/team/orix-buffaloes/
  5. «Sister City, Friendly City, Friendship & Cooperation City» (em japonês). © 2007-2009 www.city.kobe.jp/ City of Kobe. Consultado em 14 de julho de 2009. Arquivado do original em 24 de dezembro de 2008 
  6. «Twin cities of Riga». Riga City Council. Consultado em 27 de julho de 2009 
  7. «Barcelona internacional - Ciutats agermanades» (em espanhol). Ajuntament de Barcelona. Consultado em 13 de julho de 2009. Arquivado do original em 5 de agosto de 2009 
  8. AUICK Associate Cities - Faisalabad