Saltar para o conteúdo

Eleição presidencial nos Estados Unidos em 2012

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eleição presidencial dos Estados Unidos em 2012
Estados Unidos
 ←  2008
6 de novembro de 2012
2016 → 
538 membros do Colégio Eleitoral
270 votos eleitorais para vencer
Participação 58.6% Baixa 3.0 pp
Candidato Barack Obama Mitt Romney
Partido Democrata Republicano
Candidato para Vice-presidente Joe Biden Paul Ryan
Colégio eleitoral 332[1] 206[1]
Vencedor em 26+DC[1] 24[1]
Votos 65 915 795[1] 60 933 504[1]
Porcentagem 51,1%[1] 47,2%[1]

Resultado da eleição presidencial por estado. Em azul são estados/distritos vencidos por Obama, e vermelho são os estado onde Romney venceu. Os números indicam os votos eleitorais dados aos vencedores de cada estado.

A eleição presidencial de 2012 nos Estados Unidos foi realizada em uma terça-feira, 6 de novembro de 2012. Foi a 57ª eleição presidencial do país, que oficialmente elege o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos em 17 de dezembro. O presidente Barack Obama concorreu para um segundo e último mandato.[2] Seu principal concorrente foi o ex-governador de Massachusetts, o republicano Mitt Romney.[3]

Como presidente em exercício, Obama garantiu a nomeação democrata sem oposição séria. Os republicanos tiveram uma primária competitiva. Romney manteve-se competitivo nas pesquisas e conquistou o apoio de muitos líderes do partido, mas enfrentou desafios de candidatos mais conservadores. Elegarantiu a nomeação de seu partido em maio, derrotando o ex-senador Rick Santorum, o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich e o congressista do Texas Ron Paul, entre outros candidatos.

As campanhas focaram fortemente em questões domésticas, com debates centrados principalmente em respostas eficazes à Grande Recessão. Outras questões incluíam o orçamento federal de longo prazo, o futuro dos programas de seguridade social e o Affordable Care Act, programa legislativo de destaque de Obama. Também discutiram a política externa, incluindo o fim da Guerra do Iraque em 2011, gastos militares, o programa nuclear iraniano e as respostas adequadas ao terrorismo. Romney criticou as políticas domésticas de Obama como ineficazes e financeiramente insustentáveis, enquanto a campanha de Obama buscava caracterizar Romney como um empresário plutocrata e desconectado do cidadão comum.[4][5] A campanha foi marcada por um aumento acentuado no financiamento, incluindo de Super PACs nominalmente independentes.

Obama derrotou Romney, obtendo a maioria tanto no Colégio Eleitoral quanto no voto popular. Obama obteve 332 votos eleitorais e 51,1% do voto popular, em comparação aos 206 votos eleitorais e 47,2% de Romney.[6] Os resultados do Colégio Eleitoral foram certificados pelo Congresso em 4 de janeiro de 2013. Obama foi o primeiro presidente desde Ronald Reagan em 1984 a vencer a maioria do voto popular nacional mais de uma vez e o primeiro democrata a fazê-lo desde Franklin D. Roosevelt em 1944. Obama também se tornou apenas o sexto presidente democrata na história a conquistar um segundo mandato (depois de Andrew Jackson, Grover Cleveland, Woodrow Wilson, Franklin D. Roosevelt e Bill Clinton) e o terceiro presidente em exercício consecutivo (depois de Clinton e George W. Bush) a conquistar um segundo mandato.

Obama não venceu nos estados de Indiana, Carolina do Norte ou o 2º distrito congressional de Nebraska, mas crucialmente venceu todos os dezoito estados do "muro azul" e derrotou Romney em outros estados-pêndulo que os republicanos haviam vencido em 2000 e 2004, especialmente Colorado, Flórida, Nevada, Ohio e Virgínia. No total, dos nove estados-pêndulo identificados pelo The Washington Post na eleição de 2012, Obama venceu em oito, perdendo apenas na Carolina do Norte.[7] Esta é a eleição presidencial mais recente na qual o candidato democrata venceu os estados de Iowa, Ohio e Flórida, junto com o 2º distrito congressional de Maine; também é a mais recente eleição presidencial na qual o presidente em exercício foi reeleito e a última em que nenhum dos candidatos dos dois principais partidos incluía uma mulher. Foi ainda a eleição mais recente em que um candidato presidencial obteve mais de 70% dos votos em qualquer estado, com o Havaí para Obama e Utah para Romney, e a última eleição em que Donald Trump não foi o indicado republicano.

Todos os quatro principais candidatos a presidente e vice-presidente continuaram a exercer cargos públicos significativos após essa eleição. Obama serviu seu segundo mandato como presidente, enquanto Biden também serviu seu segundo mandato como vice-presidente e inicialmente se aposentou da política, mas mais tarde foi eleito presidente em 2020, derrotando o sucessor de Obama, o então presidente em exercício Donald Trump. Esta é a eleição mais recente em que os indicados dos dois principais partidos se tornariam presidentes. Romney mudou-se para Utah em 2014 e foi eleito para o Senado em 2018, sucedendo Orrin Hatch. Já Paul Ryan serviu mais três mandatos na Câmara e eventualmente tornou-se presidente da Câmara, cargo que ocupou de 2015 até sua aposentadoria da política em 2019.

Mudanças no colégio eleitoral

[editar | editar código-fonte]

A população dos Estados Unidos está mudando continuamente, e alguns estados crescem mais rápidos que outros. Com o censo de 2010, uma nova formulação no número de congressistas em cada estado foi feita, movendo alguns distritos que crescem devagar para os que crescem rápido. Como resultado, a maior parte dos estados teve um número diferente de votos no colégio eleitoral em 2004 e em 2008.

O Censo de 2010 mudou o Colégio Eleitoral, repartindo novamente os votos para as eleições presidenciais de 2012, 2016 e 2020 nos seguintes estados:[8][9]

Mudanças no número de votos em cada estado de acordo os censos de 2000 e 2010:estados em azul ganharam votos, devido à realocação baseada com o censo mais recente. Estados em marrom perderam votos.

Oito estados (Arizona, Flórida, Geórgia, Nevada, Carolina do Sul, Texas, Utah e Washington) ganharam votos, devido à redistribuição com base no Censo de 2010. Similarmente dez estados (Illinois, Iowa, Louisiana, Massachusetts, Michigan, Missouri, Nova Jersey, Nova Iorque, Ohio e Pensilvânia) perderam votos.

No clima político de 2011, a perde líquida do Partido Democrata no colégio eleitoral nos estados ganhos por Al Gore (2000), John Kerry (2004) e Barack Obama (2008) somava seis votos eleitorais, tornando o partido com um total nacional de 242 votos em estados seguros. Por outro lado, o Partido Republicano vai conseguir um ganho líquido de seis votos eleitorais em estados vencidos por George W. Bush e John McCain nas últimas três eleições presidenciais, tornando o Partido Republicano com total nacional de 180 votos. Os votos atribuídos aos demais estados (ou seja, aqueles em que a maioria votou em dois candidatos democratas e republicanos durante as últimas três eleições presidenciais) permanecem inalteradas em relação as outras eleições, somando um total nacional de 115 votos.

Em 2011, vários estados aprovaram leis novas que foram atacadas pelo Partido Democrata como tentativas de melhorar as perspectivas presidenciais do Partido Republicano. As medidas foram tomadas na Flórida, Geórgia, Ohio,[10] Tennessee e Virgínia Ocidental para reduzir o período da votação antecipada. Flórida e Iowa barraram o direito de votar de todos os criminosos. Kansas, Carolina do Sul,[11] Tennessee, Texas[12] e Wisconsin[13] passaram a exigir que os eleitores se identificam com identificações emitidas pelo governo antes que pudessem votar. Obama, a NAACP, e o Partido Democrata lutaram contra muitas das novas leis estaduais,[14] e o ex-presidente Bill Clinton denunciou as leis, dizendo: "Nunca houve na minha vida, desde que se removeu o imposto de votação e todos os impostos de Jim Crow na votação, um esforço para limitar a votação que vemos hoje".[15] Ele disse que os movimentos que efetivamente privavam bloqueios eleitorais fundamentais nas votações eleitorais eram de tendência liberal, estudantes universitários, negros e latinos.[16][17] A revista Rolling Stone criticou o Conselho Legislativo American Exchange por fazer lobby nos estados para aprovar essas leis.[14] A campanha de Obama lutou contra a lei de Ohio, levando o assunto para um referendo estadual para revogá-la a tempo para a eleição de 2012.[18]

Um novo plano foi proposto na Pensilvânia, que iria mudar a sua representação no colégio eleitoral, passando da atual forma onde o ganhador leva todos os votos eleitorais do estado para o modelo de votação de distrito por distrito.[19] O governo e o congresso tem controlado as propostas dos republicanos, as propostas foram vistas por alguns como uma afronta aos esforços de Obama à reeleição.[20][21][22]

Partido Democrata

[editar | editar código-fonte]

Com um presidente que tenta a reeleição contra a oposição forte, a eleição para a nomeação democrata foi em grande parte sem intercorrências. O processo de indicação consistiu em primárias e caucuses, realizadas em 50 estados, bem como no Guam, Porto Rico, Distrito de Colúmbia, Ilhas Virgens Americanas, Samoa Americana e Ilhas Marianas do Norte. Além disso, os membros do alto escalão do partido conhecidos como superdelegados tiveram direito ao voto na convenção. Alguns dos principais adversários superaram o total de votos do presidente em alguns territórios, embora nenhum deles teve um impacto significativo na contagem de delegados. Concorrendo sem oposição em toda a parte, o presidente Obama consolidou seu status como o candidato democrata em 3 de abril de 2012 ao garantir o número mínimo de delegados comprometidos necessários para ganhar a nomeação do partido.[23][24]

Barack Obama Joe Biden
para Presidente para Vice-Presidente

44º Presidente dos Estados Unidos
(2009–2013)
47º Vice-presidente dos Estados Unidos
(2009–2013)
Campanha

Partido Republicano

[editar | editar código-fonte]

O processo de indicação consistiu em primárias e caucuses, realizadas em 50 estados, além do Guam, Porto Rico, Distrito de Colúmbia, Ilhas Virgens Americanas, Samoa Americana e Ilhas Marianas do Norte. O vencedor de cada uma dessas eleições primárias recebeu um número de delegados proporcional à percentagem de votos populares recebidos, o vencedor ganha todos os delegados ou em alguns estados os dois primeiros colocados ganham delegados. Além disso, os membros do RNC, conhecidos como superdelegados, possuem direito ao voto na convenção do partido.

Mitt Romney Paul Ryan
para Presidente para Vice-Presidente
70º Governador de Massachusetts
(2003–2007)
Representante pelo Wisconsin
(1999–presente)
[25][26]

Os candidatos consideravelmente conhecidos que entraram na eleição para nomeação presidencial republicana nas etapas iniciais da campanha primária foram: o representante e ex-libertário Ron Paul; o ex-governador Tim Pawlenty, que co-presidiu a campanha de John McCain em 2008; o ex-governador Mitt Romney, que ficou na segunda colocação nas primárias de 2008; e o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich.

O primeiro debate ocorreu em 5 de maio de 2011, em Greenville, na Carolina do Sul, contando com a participação do empresário Herman Cain, do ex-governador do Novo México Gary Johnson, Ron Paul, Timoty Pawlenty, e o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum. Houve um outro debate um mês depois, com Gingrich, Romney, o ex-governador de Utah Jon Huntsman e representante Michele Bachmann. Um total de 13 debates foram realizados antes do caucus de Iowa.

O primeiro grande evento da campanha foi a Ames Straw Poll, que foi realizada em Iowa em 13 de agosto de 2011. Pawlenty retirou-se da eleição depois de ter um desempenho mal nessa pesquisa (obteve 13,6% das intenções de votos),[27] o representante Thaddeus McCotter fez o mesmo.[28] Bachmann ganhou a enquete, e isto provou ser o auge da sua campanha.[29]

Um segmento do eleitorado conservador acharam Romney demasiadamente liberal ou moderado, e um número de potenciais candidatos "anti-Romney" foram apresentados,[30][31] entre eles Donald Trump,[32] Sarah Palin,[33] e o governador do Texas Rick Perry.[34] Rick Perry após análises, decidiu se candidatar. Ele se saiu mal em debates posteriores, e Caim e Gingrich ficaram a frente de Perry.[35][36]

Devido a uma série de escândalos, Caim se retirou pouco antes do final do ano, depois de conseguir a presença cédula de votação em vários estados.[37] Johnson que tinha participado de apenas um debate, retirou-se a fim de buscar a indicação do Partido Libertário.[38]

Pela primeira vez na história moderna do GOP, três candidatos diferentes ganharam as três primeiras primárias.[39] Embora Romney foi considerado o vencedor de Iowa e New Hampshire, Santorum foi declarado o vencedor (por 34 votos) em Iowa algumas semanas após as convenções partidárias.[40] Gingrich ganhou na Carolina do Sul por uma margem surpreendentemente grande.[41]

Alguns candidatos desistiram depois dessas primárias. Bachmann, que que acabou na quinta colocação em Iowa, retirou-se após as convenções partidárias.[42] Huntsman desistiu da candidatura após ficar em terceiro em Nova Hampshire, e Perry desistiu quando as pesquisas mostraram o desempenho baixo na Carolina do Sul.[43]

Santorum, que havia feito uma forte campanha em Iowa, após a vitória no estado fez sua campanha nacional crescer e ganhou em mais três estados em 7 de fevereiro.[44] Romney venceu todas as primárias após a da Carolina do Sul, incluindo a Flórida, visto na época como uma grande vitória sobre Gingrich.[45][46][47]

As primárias da Super Terça aconteceram em 6 de março. Com dez estados votantes e 391 delegados em jogo, chegando a metade dos 707 delegados que estavam em jogo na Super terça de 2008. Romney venceu em seis estados (Alasca, Idaho, Massachusetts, Ohio, Vermont e Virgínia) e Santorum em três estados (Dakota do Norte, Oklahoma e Tennessee), enquanto Gingrich venceu apenas em seu estado natal, a Geórgia.[48] Durante todo o resto de março, 266 delegados foram distribuídos em 12 primárias, incluindo todas as primárias territoriais. Santorum ganhou no Kansas e três primárias do Sul,[49][50] mas foi incapaz de fazer obter diferença de votos a nível nacional em relação à Romney, que permaneceu o favorito depois de garantir mais da metade dos delegados de março.

Os principais candidatos nas primárias do Partido Republicano
Romney venceu as primárias com mais de 10 milhões de votos.
Santorum teve mais de 3 milhões de votos. Teve 234 delegados.
Gingrich ficou em terceiro, com 2.7 milhões de votos.
O representante Ron Paul teve 10% dos votos.

Em 10 de abril, Santorum suspendeu sua campanha,[51][52][53] deixando Mitt Romney como o favorito para a indicação presidencial. Gingrich começou a afirmar que ele era o último candidato conservador e ainda fez campanha ativamente para a nomeação.[54] Gingrich desistiu da candidatura em 1 de maio,[55][56][57] depois de anúncio feito em 25 de abril sobre a desistência de Gingrich.[58] No mesmo dia que o porta-voz de Gingrich anunciou sua desistência, o Comitê Nacional Republicano (RNC) declarou que Romney seria o provável candidato do partido.[59] Paul permaneceu oficialmente na eleição, mas parou de fazer campanha em 14 de maio. Em 29 de maio, Romney venceu as primárias republicanas no Texas, os 155 delegados do estados foram suficiente para ele conquistar a nomeação do partido.[3]

Romney escolheu o candidato à vice-presidência em 11 de agosto. Romney escolheu o representante do Wisconsin Paul Ryan.[60][61][62] Eu uma pesquisa realizada entre os dias 11 e 13 de agosto com 508 eleitores, foi perguntado em qual candidato à vice presidência acha mais preparado para assumir como presidente caso fosse necessário, 44% dos pesquisados acreditam que Biden é mais capaz, já 29% optaram por Ryan.[63]

Em 28 de agosto de 2012, os delegados da Convenção Nacional Republicana nomearam oficialmente Romney como candidato presidencial do partido.[64] Romney aceitou formalmente a nomeação do partido em 30 de agosto de 2012.[65][66]

Pré-candidatos do Partido Republicano

[editar | editar código-fonte]
Pré-candidatos Republicanos
Ron Paul
Representante pelo Texas
Fred Karger
Consultor político e ativista
Newt Gingrich
Ex-presidente da Câmara
dos Representantes
Rick Santorum
Ex-senador da Pensilvânia
Buddy Roemer
Ex-governador da Luisiana
Rick Perry
Governador do Texas
Jon Huntsman
Ex-governador de Utah
Michele Bachmann
Representante por Minnesota
Gary Johnson
Ex-governador do Novo México
Herman Cain
Empresário
Thaddeus McCotter
Representante por Michigan
Tim Pawlenty
Ex-governador de Minnesota

Outros partidos

[editar | editar código-fonte]
Gary Johnson
Virgil Goode
Rocky Anderson

Outros partidos também nomearam candidatos que possuem presença na cédula de votação de pelo menos 270 votos no colégio eleitoral, que é o número mínimo necessário para ser eleito presidente dos Estados Unidos. O Partido da Justiça não tem chances de eleger o candidato nomeado para a presidência, uma vez que pode ter no máximo 152 votos no colégio eleitoral.

Partido Libertário

[editar | editar código-fonte]
  • Gary Johnson, ex-governador do Novo México;[92] candidato à vice-presidente: James P. Gray, juiz aposentado da Califórnia[93]
Presente na cédula de votação: Johnson está em todas as cédulas de votação do país, exceto no Michigan e Oklahoma, onde sua presença na cédula votação foi contestado (515 votos potenciais no colégio eleitoral).[94]

Partido Verde

[editar | editar código-fonte]
  • Jill Stein, médica de Massachusetts;[95][96] candidato à vice-presidente: Cheri Honkala, organizador social da Pensilvânia.[97]
Presente na cédula de votação: Alabama, Alaska, Arizona, Arkansas, Califórnia, Carolina do Sul, Colorado, Dakota do Norte, Delaware, Flórida, Havaí, Idaho, Illinois, Iowa, Kentucky, Louisiana, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Mississippi, Nebraska, Nova Hampshire, Nova Jersey, Novo México, Nova Iorque, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Virgínia Ocidental, Washington, Distrito de Colúmbia, Wisconsin - (447 votos potenciais no colégio eleitoral)[98]

Partido da Constituição

[editar | editar código-fonte]
  • Virgil Goode, ex-representante dos Estados Unidos pela Virgínia;[99] candidato à vice-presidente: Jim Clymer da Pensilvânia[100]
Presente na cédula de votação: Alabama, Carolina do Sul, Colorado, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Flórida, Idaho, Iowa, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Mississippi, Nova Hampshire, Nova Jersey, Novo México, Nova Iorque, Nevada, Ohio, Rhode Island, Tennessee, Utah, Virgínia, Washington, Wisconsin, Wyoming - (257 votos potenciais no colégio eleitoral)[101]

Partido da Justiça

[editar | editar código-fonte]
  • Rocky Anderson, ex-prefeito Salt Lake City e membro fundador do Partido da Justiça do Utah; candidato à vice-presidente: Luis J. Rodriguez da Califórnia.[102][103]
Presente na cédula de votação: Colorado, Connecticut, Flórida, Idaho, Louisiana, Michigan, Minnesota, Mississippi, Nova Jersey, Novo México, Oregon, Rhode Island, Tennessee, Utah, Vermont, Washington - (152 votos potenciais no colégio eleitoral)[104][105][106][107]

O Partido da Justiça é um novo partido que foi fundado em 13 de dezembro de 2011.[108] Com um começo pequeno, apenas 30 pessoas no evento de lançamento com nenhuma equipe de TV cobrindo a fundação do partido, o partido conseguiu nomear Rocky Anderson para presidente, e vai aparecer na cédula de votação em 16 estados. Ele é agora o sexto maior partido em termos de acesso às cédulas de votações em eleições presidenciais.

Americans Elect

[editar | editar código-fonte]
  • Nenhum candidato nomeado
Presente na cédula de votação: antes de terminar o processo de fundação, a organização teve acesso às urnas em 29 estados, com 286 votos eleitorais.[109]

Convenções partidárias

[editar | editar código-fonte]
Cronologia
  • 6 de Novembro de 2012 – dia da eleição
  • 17 de dezembro de 2012 – o colégio eleitoral deverá eleger formalmente o presidente e o vice-presidente.
  • 3 de janeiro de 2013 – o Novo Congresso deverá tomar posse.
  • 6 de janeiro de 2013 – os votos eleitorais deverão ser formalmente contados antes de uma sessão conjunta do Congresso.
  • 20 de janeiro de 2013 – deverá ser feito o juramento do presidente eleito. o Novo mandato presidencial começa.
  • 21 de janeiro de 2013 – dia da posse[115]
Resultados finais da eleição para presidente dos Estados Unidos em 2012[116]
Candidato a
presidente
Estado de
origem
Candidato a
vice-presidente
Estado de
origem
Partido Voto popular Colégio
Eleitoral
Votos Porcentagem
Barack Obama Illinois Joe Biden Delaware Democrata 65 915 795 51,06% 332
Mitt Romney Massachusetts Paul Ryan Wisconsin Republicano 60 933 504 47,20% 206
Gary E. Johnson Novo México James Gray California Libertário 1 275 971 0,99% 0
Jill Stein Massachusetts Cheri Honkala Pennsylvania Verde 469 627 0,36% 0
Virgil Goode Virginia Jim Clymer Pennsylvania Constituição 122 389 0,09% 0
Roseanne Barr Hawaii Cindy Sheehan California Paz & Liberdade 67 326 0,05% 0
Rocky Anderson Utah Luis J. Rodriguez California Justiça 43 018 0,03% 0
Tom Hoefling Iowa J.D. Ellis Tennessee America's 40 628 0,03% 0
Andre Barnett Nova York Kenneth Cross Arkansas Reforma 956 <0,01% 0
Outros 216 196 0,19%
Total 129 085 410 100% 538
Necessários para vencer 270

Resultado por estados

[editar | editar código-fonte]
Estados/distritos vencidos por Obama/Biden
Estados/distritos vencidos por Romney/Ryan
Estado Votos eleitorais Obama % Romney % Johnson % Stein % Outros % Margem % Total Result. finais
Alabama[117] 9 795.696 38,36% 1.255.925 60,55% 12.328 0,59% 3.397 0,16% 6.992 0,34% −460.229 −22,19% 2.074.338 Sim
Alaska[118] 3 122.640 40,81% 164.676 54,80% 7.392 2,46% 2.917 0,97% 2.870 0,96% −42.036 −13,99% 300.495 Sim
Arizona[119][120] 11 1.025.232 44,45% 1.233.654 53,48% 32.100 1,39% 7.816 0,34% 7.757 0,34% −208.422 −9.04% 2.306.559 Sim
Arkansas[121] 6 394.409 36,88% 647.744 60,57% 16.276 1,52% 9.305 0,87% 1.734 0,16% −253.335 −23,69% 1.069.468 Sim
Califórnia[122] 55 7.854.285 60,24% 4.839.958 37,12% 143.221 1,10% 85.638 0,66% 115.445 0,89% 3.014.327 23,12% 13.038.547 Sim
Carolina do Norte[123] 15 2.178.391 48,35% 2.270.395 50,39% 44.515 0,99% 0 0.00% 12.071 0,27% −92.004 −2.04% 4.505.372 Sim
Carolina do Sul[124] 9 865.941 44.09% 1.071.645 54,56% 16.321 0,83% 5.446 0,28% 4.765 0,24% −205.704 −10,47% 1.964.118 Sim
Colorado[125] 9 1.322.998 51,49% 1.185.050 46,12% 35.540 1,38% 7.508 0,29% 18.121 0,71% 137.948 5,37% 2.569.217 Sim
Connecticut[126] 7 905.083 58.06% 634.892 40,73% 12.580 0,81% 863 0.06% 5.542 0,36% 270.191 17,33% 1.558.960 Sim
Dakota do Norte[127] 3 124.966 38,70% 188.320 58,32% 5.238 1,62% 1.362 0,42% 3.046 0,94% −63.354 −19,62% 322.932 Sim
Dakota do Sul[128] 3 145.039 39,87% 210.610 57,89% 5.795 1,59% 0 0.00% 2.371 0,65% −65.571 −18.02% 363.815 Sim
Delaware[129] 3 242.584 58,61% 165.484 39,98% 3.882 0,94% 1.940 0,47% 0 0.00% 77.100 18,63% 413.890 Sim
Flórida[130][131] 29 4.237.756 50,01% 4.163.447 49.04% 44.726 0,53% 8.947 0,11% 35.286 0,42% 74.309 0,88% 8.490.162 Sim
Geórgia[132] 16 1.773.827 45,48% 2.078.688 53,30% 45.324 1,16% 1.516 0.04% 695 0.02% −304.861 −7,82% 3.900.050 Sim
Havaí[133] 4 306.658 70,55% 121.015 27,84% 3.840 0,88% 3.184 0,73% 0 0.00% 185.643 42,71% 434.697 Sim
Idaho[134][135] 4 212.787 32,40% 420.911 64.09% 9.453 1,44% 4.402 0,67% 9.189 1,40% -208.124 -31,69% 656.742 Sim
Illinois[136] 20 3.019.512 57,60% 2.135.216 40,73% 56.229 1.07% 30.222 0,58% 835 0.02% 884.296 16,87% 5.242.014 Sim
Indiana[137] 11 1.152.887 43,93% 1.420.543 54,13% 50.111 1,91% 625 0.02% 368 0.01% −267.656 −10,20% 2.624.534 Sim
Iowa[138] 6 822.544 51,99% 730.617 46,18% 12.926 0,82% 3.769 0,24% 12.324 0,78% 91.927 5,81% 1.582.180 Sim
Kansas[139] 6 440.726 37,99% 692.634 59,71% 20.456 1,76% 714 0.06% 5.441 0,47% −251.908 −21,72% 1,159,971 Sim
Kentucky[140] 8 679.370 37,80% 1.087.190 60,49% 17.063 0,95% 6.337 0,35% 7.252 0,40% −407.820 −22,69% 1,797,212 Sim
Louisiana[141] 8 809.141 40,58% 1.152.262 57,78% 18.157 0,91% 6.978 0,35% 7.527 0,38% −343.121 −17,21% 1.994.065 Sim
Maine[142] 4 401.306 56,27% 292.276 40,98% 9.352 1,31% 8.119 1,14% 2.127 0,30% 109.030 15,29% 713.180 Sim
Maryland[143] 10 1.677.844 61,97% 971.869 35,90% 30.195 1,12% 17.110 0,63% 10.309 0,38% 705.975 26.08% 2.707.327 Sim
Massachusetts[144] 11 1.921.290 60,65% 1.188.314 37,51% 30.920 0,98% 20.691 0,65% 6.552 0,21% 732.976 23,14% 3.167.767 Sim
Michigan[145][146] 16 2.564.569 54,13% 2.115.256 44,64% 7.774 0,16% 21.897 0,46% 28.479 0,60% 449.313 9,48% 4.737.975 Sim
Minnesota[147] 10 1.546.167 52,65% 1.320.225 44,96% 35.098 1,20% 13.023 0,44% 22.048 0,75% 225.942 7,69% 2.936.561 Sim
Mississippi[148] 6 562.949 43,79% 710.746 55,29% 6.676 0,52% 1.588 0,12% 3.625 0,28% 147.797 −11,50% 1,285,584 Sim
Missouri[149] 10 1.223.796 44,38% 1.482.440 53,76% 43.151 1,56% 0 0.00% 7.936 0,29% −258.644 −9,38% 2.757.323 Sim
Montana[150] 3 201.839 41,70% 267.928 55,35% 14.165 2,93% 0 0.00% 116 0.02% −66.089 −13,65% 484.048 Sim
Nebraska[151][152][153] 5 302.081 38.03% 475.064 59,80% 11.109 1,40% 0 0.00% 6.125 0,77% -172.983 -21,78% 794.379 Sim
Nevada[154] 6 531.373 52,36% 463.567 45,68% 10.968 1.08% 0 0.00% 9.010 0,89% 67.806 6,68% 1.014.918 Sim
Nova Hampshire[155] 4 369.561 51,98% 329.918 46,40% 8.212 1,16% 324 0.05% 2,957 0,42% 39.643 5,58% 710.972 Sim
Nova Jersey[156][157] 14 2.122.786 58,22% 1.478.088 40,54% 21.035 0,58% 9.886 0,27% 14.092 0,39% 644.698 17,68% 3.645.887 Sim
Novo México[158] 5 415.335 52,99% 335.788 42,84% 27.788 3,55% 2.691 0,34% 2,156 0,28% 79.547 10,15% 783.758 Sim
Nova Iorque[159][160] 29 4.172.739 62,39% 2.415.156 36,11% 45.456 0,68% 37.960 0,57% 16.871 0,25% 1.757.583 26,28% 6.688.182 Não
Ohio[161] 18 2.827.621 50,67% 2.661.407 47,69% 49.493 0,89% 18.574 0,33% 23.727 0,43% 166.214 2,98% 5.580.822 Sim
Oklahoma[162] 7 443.547 33,23% 891.325 66,77% 0 0.00% 0 0.00% 0 0.00% −447.778 −33,54% 1.334.872 Sim
Oregon[163] 7 970.488 54,24% 754.175 42,15% 24.089 1,35% 19.427 1.09% 21.091 1,18% 216.313 12.09% 1,789,270 Sim
Pensilvânia[164][165] 20 2.990.274 51,97% 2.680.434 46,59% 49.991 0,87% 21.341 0,37% 11.466 0,20% 309.840 5,39% 5.753.506 Sim
Rhode Island[166] 4 279.677 62,70% 157.204 35,24% 4.388 0,98% 2.421 0,54% 2.359 0,53% 122.473 27,46% 446.049 Sim
Tennessee[167] 11 960.709 39.08% 1.462.330 59,48% 18.623 0,76% 6.515 0,26% 10.400 0,42% -501.621 -20;40% 2.458.577 Sim
Texas[168] 38 3.308.124 41,38% 4.569.843 57,17% 88.580 1,11% 24.657 0,31% 2.647 0.03% −1.261.719 −15,78% 7.993.851 Sim
Utah[169][170] 6 251.813 24,69% 740.600 72,62% 12.572 1,23% 3.817 0,37% 11.013 1.08% -488.787 -47,93% 1.019.815 Sim
Vermont[171] 3 199.239 66,57% 92.698 30,97% 3.487 1,17% 0 0.00% 3.866 1,29% 106.541 35,60% 299.290 Sim
Virgínia[172] 13 1.971.820 51,16% 1.822.522 47,28% 31.216 0,81% 8.627 0,22% 20.304 0,53% 149.298 3,87% 3.854.489 Sim
Virgínia Ocidental[173] 5 238.269 35,54% 417.655 62,30% 6.302 0,94% 4.406 0,66% 3.806 0,57% -179.386 -26,76% 670.438 Sim
Washington[174] 12 1.755.396 56,16% 1.290.670 41,29% 42.202 1,35% 20.928 0,67% 16.320 0,52% 464.726 14,87% 3.125.516 Sim
Distrito de Colúmbia[175] 3 267.070 90,91% 21.381 7,28% 2.083 0,71% 2.458 0,84% 772 0,26% 245.689 83,63% 293.764 Sim
Wisconsin[176] 10 1.620.985 52,78% 1.410.966 45,94% 20.439 0,67% 7.665 0,25% 11.379 0,37% 210.019 6,84% 3.071.434 Sim
Wyoming[177] 3 69.286 27,82% 170.962 68,64% 5.326 2,14% 0 0.00% 3.487 1,40% −101.676 −40,82% 249.061 Sim
EUA Total 538 65.600.425 50,96% 60.861.683 47,28% 1.274.163 0,99% 467.011 0,36% 534.671 0,42% 4.738.742 3,68% 128.737.953

Notas

Referências

  1. a b c d e f g h «2012 Presidential General Election Results». US election atlas. Consultado em 30 de abril de 2013 
  2. Siegel, Elyse (4 de abril de 2011). «Barack Obama 2012 Campaign Officially Launches». The Huffington Post. Consultado em 4 de abril de 2011 
  3. a b Holland, Steve (30 de maio de 2012) "Romney clinches Republican 2012 nomination in Texas", Reuters. Acessado em 30 de maio de 2012.
  4. «Obama: Romney is out of touch». The Christian Science Monitor. 20 de setembro de 2012. Consultado em 11 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2022 
  5. «Romney hits Obama on deficit». Politico. 16 de maio de 2012. Consultado em 11 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2022 
  6. «Federal Elections 2012» (PDF). Federal Election Commission. Washington, D.C. 2013. Consultado em 20 de janeiro de 2021. Cópia arquivada (PDF) em 2 de dezembro de 2019 
  7. Cillizza, Chris (16 de abril de 2012). «The 9 swing states of 2012». Washington Post (em inglês). Consultado em 19 de maio de 2021. Cópia arquivada em 26 de janeiro de 2021 
  8. «Table 1. Apportionment Population and Number of Representatives, by State: 2010 Census» (PDF). U.S. Census Bureau. 21 de dezembro de 2010. Consultado em 30 de dezembro de 2010 
  9. «New population estimates show slight changes for 2010 Congressional apportionment, with a number of states sitting close to the edge» (PDF) (em inglês). Kimball W Brace. Consultado em 5 de novembro de 2010 
  10. «David Callahan: Ohio's Voter ID Law and the 2012 Election». The Huffington Post. 25 de março de 2011. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  11. «New SC voter ID requirements clears Senate». WCBD-TV 220 de outubro de 2011. Consultado em 20 de outubro de 2012. Arquivado do original em 9 de setembro de 2011 
  12. «Rick Perry's agenda may signal run for W.H. – Andy Barr». Politico.Com. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  13. «The Next Election: The Surprising Reality by Andrew Hacker». The New York Review of Books. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  14. a b Ari Berman (30 de agosto de 2011). «The GOP War on Voting». Rolling Stone. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  15. «Bill Clinton likens GOP effort to Jim Crow laws – Darren Samuelsohn». Politico.Com. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  16. Sonmez, Felicia (23 de maio de 2011). «Republicans rewriting state election laws in ways that could hurt Democrat». The Washington Post. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  17. «38-states-rigging-voting-rules-for-GOP». Chicago Sun-Times. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  18. Provanceblade, Jim. «Politics». Toledo Blade. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  19. «Pennsylvania's 'Democrat-screwing' 2012 'genius plan'». The Week. 15 de setembro de 2011. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  20. Olson, Laura (13 de setembro de 2011). «Change proposed for state's electoral vote process». Post-gazette.com. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  21. Rosenbaum, Ron (13 de setembro de 2011). «Pennsylvania Ponders Bold Democrat-Screwing Electoral Plan». Slate.com. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  22. «Pennsylvania GOP looks to split electoral votes». The Washington Times. 15 de setembro de 2011. Consultado em 20 de outubro de 2011 
  23. David Jackson (4 de abril de 2012). «It's official: Obama clinches Democratic nomination». USA Today. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  24. David Jackson (4 de abril de 2012). «Obama Clinches Democratic Nomination». CNN. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  25. «Mitt Romney announces bid to be US president in 2012» (em inglês). BBC News. 2 de junho de 2011 
  26. «Romney opens presidential bid». Deseret News. 2 de junho de 2011 
  27. Kiely, Kathy (13 de agosto de 2011). «Iowa Straw Poll: Complete Results - Hotline On Call». 19 de setembro de 2011. Hotlineoncall.nationaljournal.com. Consultado em 21 de outubro de 2012. Arquivado do original em 4 de novembro de 2011 
  28. Summers, Juana (11 de agosto de 2011). «Barred hopefuls make debate plans». Politico. Consultado em 5 de julho de 2012 
  29. Goldman, Russell (5 de julho de 2012). «Michele Bachmann Drops Out of Presidential Race». ABC News 
  30. Reid, Tim (9 de janeiro de 2012). «Romney's rivals running out of time to stop him». Reuters. Consultado em 5 de julho de 2012 
  31. Brad Norington (1 de março de 2012). «Romney has money but lacks conviction». The Australian (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  32. Alicia M. Cohn (11 de agosto de 2011). «Trump says Romney lacks the 'courage' to participate in Newsmax debate». The Hill (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  33. Timothy Stanley (30 de março de 2012). «If only Sarah Palin had run ...». CNN (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  34. Tom Cohen (1 de setembro de 2011). «Seeking the 'anti-Romney' in the Republican presidential race». CNN (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012. Arquivado do original em 12 de julho de 2012 
  35. «Rick Perry comete gafe durante debate republicano e se prejudica». O Globo. 10 de novembro de 2011. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  36. Luciana Coelho (11 de novembro de 2011). «Republicano passa por vexame em debate». Uol. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  37. «Herman Cain suspends presidential campaign». Newsday. 3 de dezembro de 2011. Consultado em 5 de julho de 2012 
  38. Stewart, Rebecca (28 de dezembro de 2011). «'Liberated' Gary Johnson seeks Libertarian nomination». CNN. Consultado em 28 de dezembro de 2011 
  39. Knickerbocker, Brad (21 de janeiro de 2012). «Newt Gingrich wins South Carolina. Can he do the same in Florida?». Christian Science Monitor. Consultado em 10 de julho de 2012 
  40. John McCormick (21 de janeiro de 2012). «Rick Santorum Is Declared Winner of Iowa Caucuses by State Party Leaders». Bloomberg News. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  41. Begala, Paul (21 de janeiro de 2012). «Newt Gingrich's Surprise Win in South Carolina Panics Republicans» 
  42. Sarah Wheaton (4 de janeiro de 2012). «Bachmann Says She Will Not Continue in the Race». The New York Times (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  43. Zeleny, Jeff; Shear, Michael D. (19 de janeiro de 2012). «Perry to End Bid for Presidency». The Caucus. The New York Times. Consultado em 10 de julho de 2012 
  44. Lucy Madison (8 de fevereiro de 2012). «Santorum hopes to build momentum from 3-state sweep». CBS News (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  45. «Romney vence primárias da Flórida com tranquilidade». Ig. 31 de janeiro de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  46. «Romney vence primárias na Flórida e volta a ser favorito». Uol. 1 de fevereiro de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  47. «Mitt Romney vence primária da Flórida e respira aliviado». Abril. 31 de janeiro de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  48. «RESULTS: March 6, 2012 - SUPER TUESDAY». CNN (em inglês). 30 de julho de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  49. Jennifer Rubin (11 de março de 2012). «Santorum wins Kansas, Romney everything else». Washington Post (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  50. Tom Curry (10 de março de 2012). «Santorum wins Kansas caucuses as Romney takes Wyoming». NBC (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  51. «Rick Santorum desiste da pré-candidatura republicana nos EUA». G1. 10 de abril de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  52. «Rick Santorum desiste de campanha por indicação republicana». BBC Brasil. 10 de abril de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  53. «Rick Santorum desiste de disputa eleitoral nos EUA». Ig. 10 de abril de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  54. Trip Gabriel (10 de abril de 2012). «Gingrich Says He's in the Race to the End». The New York Times (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  55. Deborah Charles (2 de maio de 2012). «Republicano Gingrich desiste oficialmente da candidatura nos EUA». Reuters Brasil. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  56. «Gingrich desiste de candidatura à presidência dos EUA». Uol. 3 de maio de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  57. «EUA: Gingrich desiste de candidatura presidencial republicana». Uol. 2 de maio de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  58. «Overheard on CNN.com: What brought down Gingrich's campaign? What's next?». CNN (em inglês). 25 de abril de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  59. Shear, Michael D. (25 de abril de 2012). «Republican National Committee Backs Romney». The New York Times. Consultado em 2 de maio de 2012 
  60. «Romney escolhe Paul Ryan como seu candidato a vice». Veja. 11 de agosto de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  61. «Republicano Mitt Romney escolhe Paul Ryan como vice em sua chapa». Uol. 11 de agosto de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  62. «Paul Ryan é indicado como vice na chapa de Mitt Romney». Terra Networks. 11 de agosto de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  63. «Escolha de Ryan como vice teve pouco impacto para Romney». G1. 13 de agosto de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  64. Caldwell, Leigh Ann (28 de agosto de 2012). «Republican delegates nominate Mitt Romney». CBS News. Consultado em 28 de agosto de 2012 
  65. Michael O'Brien (30 de agosto de 2012). «Romney accepts nomination, says 'The time has come to turn the page'». NBC News (em inglês). Consultado em 20 de outubro de 2012 
  66. «Mitt Romney aceita indicação e promete criar empregos». Veja (em inglês). 30 de agosto de 2012. Consultado em 20 de outubro de 2012 
  67. Good, Chris (14 de maio de 2012). «Ron Paul to Stop Campaigning in New States». ABC News. Consultado em 8 de outubro de 2012 
  68. Marr, Kendra (11 de maio de 2011). «Newt Gingrich running for president». Politico. Consultado em 11 de maio de 2011. Cópia arquivada em 11 de maio de 2011 
  69. Shear, Michael (11 de maio de 2011) "Video: Gingrich Announces for President", The New York Times. Retrieved 11 de maio de 2011.
  70. Montopoli, Brian (2 de maio de 2012) "Newt Gingrich suspends presidential campaign", CBS News. Retrieved 2 de maio de 2012.
  71. George, Stephanopoulos (6 de junho de 2011). «Rick Santorum Will Run for President: 'We're In It to Win'». ABC News. Consultado em 6 de junho de 2011 
  72. Salant, Jonathan D. (6 de junho de 2011). «Ex-Pennsylvania Senator Santorum Announces '12 Republican Presidential Bid». Bloomberg News. Consultado em 6 de junho de 2011 
  73. «Republican Rick Santorum announces presidential run». The Patriot News. Associated Press. 6 de junho de 2011. Consultado em 6 de junho de 2011 
  74. «Roemer kicks off 2012 presidential bid». KRQE. 21 de julho de 2011. Consultado em 5 de outubro de 2012 
  75. McKinnon, Mark (21 de julho de 2011). «Listen to Candidate Roemer». The Daily Beast. Consultado em 21 de julho de 2011 
  76. «Texas Gov. Rick Perry Jumps In Presidential Race». ABC News. 11 de agosto de 2011. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  77. Hamby, Peter (19 de janeiro de 2012). «BREAKING: Perry drops out, endorses Gingrich». CNN. Consultado em 25 de janeiro de 2012 
  78. Reston, Maeve (13 de agosto de 2011). «Texas Gov. Rick Perry declares GOP presidential bid». Los Angeles Times. Consultado em 18 de agosto de 2011 
  79. "Huntsman's sly web strategy", The Hill. 11 de maio de 2011.
  80. "Jon Huntsman: My Mormonism is 'tough to define'", Politico. 12 de maio de 2011.
  81. Rucker, Philip (4 de janeiro de 2012). «Michele Bachmann drops out of GOP race after Iowa caucuses». The Washington Post. Consultado em 5 de janeiro de 2012 
  82. Rosenwald, Michael S. (14 de junho de 2011). «Michele Bachmann files paperwork to run for president». The Washington Post 
  83. Burns, Alexander (13 de junho de 2011). «Michele Bachmann is in». Politico. Consultado em 3 de dezembro de 2011 
  84. Camia, Catalina (21 de abril de 2011). «Ex-N.M. governor Gary Johnson announces for president». USA Today 
  85. «Gary Johnson throws his hat into the GOP presidential ring, will he be the 2012 Ron Paul?». Los Angeles Times 
  86. Green, Joshua (21 de maio de 2011) "Herman Cain Makes It Official", The Atlantic. Retrieved 21 de maio de 2011.
  87. Creed, Ryan (21 de maio de 2011) "Herman Cain, Former CEO of Godfather's Pizza, Announces His Candidacy", ABC News. Retrieved 22 de maio de 2011.
  88. Madison, Lucy (1 de julho de 2011). «Michigan Rep. Thaddeus McCotter to jump into Republican presidential race». CBS News. Consultado em 27 de junho de 2012 
  89. Summers, Juana (20 de julho de 2011). «Candidates face off on Twitter». Politico. Consultado em 27 de junho de 2012 
  90. Bakst, Brian (14 de agosto de 2011). «Ex-Minn. Gov. Tim Pawlenty ends White House bid». The Huffington Post. Associated Press. Consultado em 14 de agosto de 2011 
  91. Reinhard, Beth (13 de agosto de 2011). «Bachmann Boom; TPaw Bust?». National Journal. Consultado em 14 de agosto de 2011 
  92. «Libertarians nominate ex-Governor Gary Johnson for president». Reuters. 5 de maio de 2012. Consultado em 6 de maio de 2012 
  93. Riggs, Mike (5 de maio de 2012). «Judge Jim Gray Is the 2012 Libertarian Party Vice Presidential Nominee». Reason Online. Consultado em 6 de maio de 2012 
  94. «Ballot Access of the Libertarian Party». Libertarian Party11 de maio de 2012. Consultado em 21 de outubro de 2012. Arquivado do original em 25 de outubro de 2012 
  95. a b «Mass. doctor Jill Stein wins Green Party's presidential nod». USA Today. Associated Press. 14 de julho de 2012. Consultado em 15 de julho de 2012 
  96. Kilar, Steve (14 de julho de 2012). «Green Party nominates Jill Stein for president at Baltimore convention». The Baltimore Sun. Consultado em 15 de julho de 2012 
  97. Steinmetz, Katy (11 de julho de 2012) "The Green Team: Jill Stein’s Third-Party Bid to Shake Up 2012", TIME.com. Retrieved 11 de julho de 2012.
  98. «Ballot Access of the Green Party». Jill Stein for President. Consultado em 17 de julho de 2012 
  99. «Goode gets Constitution Party's nomination for president». The Roanoke Times. 21 de abril de 2012. Consultado em 22 de abril de 2012 
  100. «Constitution Party Convention Wrap-Up: vice Presidential Candidate and Officer Elections». Independent Political Report. 21 de abril de 2012. Consultado em 22 de abril de 2012 
  101. «Constitution Party ballot access». Virgil Goode for President18 de julho de 2012. Consultado em 21 de outubro de 2012. Arquivado do original em 29 de outubro de 2012 
  102. Gehrke, Robert (17 de julho de 2012). «Rocky picks activist-author as his VP running mate». The Salt Lake Tribune. Consultado em 18 de julho de 2012 
  103. Schwarz, Hunter (13 de janeiro de 2012). «Rocky Anderson accepts his newly-formed party's presidential nomination». Deseret News. Consultado em 1 de fevereiro de 2012 
  104. «Utah valid». Ballot Access News. Consultado em 26 de maio de 2012 
  105. Winger, Richard. «Oregon Progressive Party Nominates Rocky Anderson for President». Ballot Access News. Consultado em 26 de maio de 2012 
  106. «Candidates for President» (PDF). New Jersey Department of State — Division of Elections. Consultado em 30 de julho de 2012 
  107. «Ballot Access News » Blog Archive » Independent Party of Connecticut Nominates Rocky Anderson for President». Ballot-access.org. 21 de agosto de 2012. Consultado em 5 de setembro de 2012 
  108. «Justice Party Launced». The Salt Lake Tribune. Consultado em 13 de dezembro de 2011 
  109. «Maryland 29th state with AE ballot access». Americans Elect. Consultado em 17 de maio de 2012 
  110. Myers, Laura (30 de novembro de 2010) "Las Vegas will host Libertarian convention" Las Vegas Review-Journal. Retrieved 30 de novembro de 2010.
  111. Cristina Silva (5 de maio de 2012). «Gary Johnson Wins 2012 Libertarian Nomination». The Huffington Post. Associated Press. Consultado em 17 de junho de 2012 
  112. «Green Party National Convention will be in Baltimore». Ballot Access News. 11 de novembro de 2011. Consultado em 12 de novembro de 2011 
  113. Barr, Andy,; Mike Allen (12 de maio de 2010) "Republicans pick Tampa for 2012 convention", Politico. Retrieved 13 de maio de 2010.
  114. Falcone, Michael (1 de fevereiro de 2011). «2012 Democratic National Convention To Be Held In Charlotte, N.C.». ABC News. Consultado em 5 de outubro de 2012 
  115. «Schumer Elected as Chair of 2013 Joint Congressional Committee on Inaugural Ceremonies». Joint Congressional Committee on Inaugural Ceremonies. Consultado em 15 de agosto de 2012 
  116. Memoli, Michael A. (4 de janeiro de 2013). «It's official: Obama, Biden win second term». Los Angeles Times 
  117. «Alabama Election Information». Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  118. «Alaska GEMS ELECTION RESULTS». Consultado em 14 de novembro de 2012 
  119. «Arizona 2012 General Election December 4. 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 25 de dezembro de 2012 
  120. «U.S. Election Atlas - Arizona». Consultado em 17 de dezembro de 2012 
  121. «Arkansas State General Election». Consultado em 21 de novembro de 2012 
  122. «California Statement of Vote December 14. 2012» (PDF). Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 24 de dezembro de 2012 
  123. «State of North Carolina – November 6, 2012 General Election». Consultado em 7 de dezembro de 2012 
  124. «SC – Election Results». Consultado em 14 de novembro de 2012 
  125. «CO – Election Results». Consultado em 7 de dezembro de 2012 
  126. «Connecticut PresSumStat». Consultado em 29 de novembro de 2012 
  127. «North Dakota Secretary of State – Election Night Results». Consultado em 14 de novembro de 2012 
  128. «South Dakota Secretary of State – Statewide Races». Consultado em 15 de novembro de 2012 
  129. «State of Delaware – Election Results». Consultado em 18 de novembro de 2012 
  130. «2012 Florida Election Watch – Federal Offices». Consultado em 14 de novembro de 2012 
  131. «U.S. Election Atlas - Florida». Consultado em 15 de dezembro de 2012 
  132. «GA – Election Results». Consultado em 18 de novembro de 2012 
  133. «HI – Election Results» (PDF). Consultado em 21 de novembro de 2012 
  134. «Idaho 2012 General Results statewide». Consultado em 22 de novembro de 2012 
  135. «U.S. Election Atlas - Idaho». Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  136. «IlliNãois Download Vote Totals». Consultado em 3 de dezembro de 2012 
  137. «Indiana Secretary of State: Elections Division». Consultado em 30 de novembro de 2012 
  138. «Iowa Official Results – General Election – November 6, 2012 December 3, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 29 de dezembro de 2012 
  139. «Kansas Secretary of State 2012 General Election Official Vote Totals» (PDF). Consultado em 30 de novembro de 2012 
  140. «Kentucky Official Election Results» (PDF). Consultado em 28 de novembro de 2012 
  141. «Louisiana Secretary of State». Consultado em 18 de novembro de 2012 
  142. «Maine Bureau of Corporations. Elections & Commissions. Elections Division». Consultado em 29 de novembro de 2012 
  143. «Maryland State Board of Elections». Consultado em 27 de novembro de 2012 
  144. «Return of Votes for Massachusetts State Election» (PDF). Consultado em 30 de novembro de 2012 
  145. «2012 Official Michigan Election Results November 27, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 18 de maio de 2013 
  146. «U.S. Election Atlas - Michigan». Consultado em 15 de dezembro de 2012 
  147. «MN Election ResultsNovember 29, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 10 de novembro de 2012 
  148. «Mississippi Official 2012 General Election Certified Results». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 1 de janeiro de 2013 
  149. «Missouri Secretary of State». Consultado em 5 de dezembro de 2012 
  150. «Official Election Results. Montana Secretary of State's Website». Consultado em 2 de dezembro de 2012 
  151. «Nebraska Secretary of State – Election Night Results November 22, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 4 de agosto de 2018 
  152. «The Green Papers: Nebraska 2012 General Election». Consultado em 16 de dezembro de 2012 
  153. «State of Nebraska 2012 Electoral College Certificate Of Ascertainment» (PDF). Consultado em 18 de dezembro de 2012 
  154. «Nevada General Election 2012». Consultado em 16 de novembro de 2012 
  155. «New Hampshire – President of the United States – 2012 General Election». Consultado em 17 de novembro de 2012 
  156. «New Jersey Official List Candidates for President» (PDF). Consultado em 7 de dezembro de 2012 
  157. «U.S. Election Atlas - New Jersey». Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  158. «New Mexico Statewide ResultsDecember 3, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 8 de novembro de 2016 
  159. «New York election results by county». Consultado em 13 de dezembro de 2012 
  160. «New York State Board of Elections 2012 Election Results». Consultado em 12 de dezembro de 2012 
  161. «Ohio 2012 Elections Results». Consultado em 8 de dezembro de 2012 
  162. «Oklahoma State Election Results». Consultado em 21 de novembro de 2012 
  163. «Oregon November 6, 2012. General Election Abstract of Votes» (PDF). Consultado em 5 de dezembro de 2012 
  164. «Commonwealth of PA – Elections Information December 13. 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 19 de janeiro de 2013 
  165. «U.S. Election Atlas - Pennsylvania». Consultado em 17 de dezembro de 2012 
  166. «RI.gov: Election Results». Consultado em 27 de novembro de 2012 
  167. «State of Tennessee November 6, 2012 General Election» (PDF). Consultado em 12 de dezembro de 2012 
  168. «Texas Office of the Secretary of State December 6, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 9 de janeiro de 2014 
  169. «Utah 2012 General Canvass Report». Consultado em 2 de dezembro de 2012 
  170. «U.S. Election Atlas - Utah». Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  171. «Vermont Secretary of StateNovember 30, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 14 de novembro de 2012 
  172. «Virginia Election Results December 8, 2012». Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 10 de maio de 2013 
  173. «West Virginia Secretary of State - Election Results Center». Consultado em 17 de dezembro de 2012 
  174. «Washington President/Vice-President». Consultado em 5 de dezembro de 2012 
  175. «DC BOE – General Election November 6 2012». Consultado em 27 de novembro de 2012 
  176. «Wisconsin Fall 2012 General Election Results». Consultado em 29 de novembro de 2012 
  177. «Wyoming Statewide Candidates Official Summary» (PDF). Consultado em 15 de novembro de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Eleição presidencial nos Estados Unidos em 2012