Muito interessante e elucidativo o Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário de 2024, desenvolvido no âmbito do projeto be@t e apresentado pelo CITEVE em Portugal.
O Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário (STV) de 2024 já está disponível para consulta. Desenvolvido pelo CITEVE, no âmbito do projeto be@t, o documento visa alavancar o desenvolvimento sustentável das empresas portuguesas do STV, oferecendo uma visão global da indústria para a definição e implementação de novas estratégias ESG.
Apresentado no dia 12 de dezembro último, o segundo Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário Português, regista um aumento de 34% no número de empresas que reportaram informação sobre temas ambientais, sociais e de governança, num total de 103. Trata-se de uma amostra relevante composta por empresas que abrangem os diferentes subsetores da cadeia de valor do STV, empregando mais de 15 mil trabalhadores
"Notou-se um compromisso acrescido das empresas do STV com o reporte ESG bem como um aumento do reporte dos indicadores e uma melhoria na qualidade da informação fornecida", destaca Assunção Mesquita, responsável do CITEVE pela elaboração do relatório.
É ao mesmo tempo uma ferramenta de trabalho e ao mesmo tempo um retrato do STV a este nível, reflete a evolução dos principais indicadores de desempenho ESG ao longo dos últimos anos, destacando o progresso e os desafios enfrentados pelo setor rumo à sustentabilidade.
"Este relatório constitui uma visão detalhada sobre como a indústria está a alinhar-se com as exigências de inovação e sustentabilidade, refletindo um compromisso contínuo para enfrentar as tendências e desafios futuros num processo de crescimento continuo de forma sustentável, conclui Assunção Mesquita.
Paralelamente, e numa perspetiva win win, o projeto criou uma plataforma digital de business intellingence denominada be@t_Sustentabilidade, que disponibiliza um dashboard estruturado com vista a possibilitar a comparação direta dos KPIs de uma dada empresa com os respetivos valores médios do setor e seu subsetor. Assim, cada empresa contribui com os seus índices de sustentabilidade para reporte do setor e simultaneamente beneficia da análise comparativa quanto à sua própria posição relativa. Um verdadeiro sistema de benchmarking para a tomada de decisões pelas empresas com vista à definição e implementação de ações de melhoria. Em suma, um processo de autorreflexão que potencia o seu enriquecimento interno e aperfeiçoamento de processos.
Fonte e acesso ao relatório:
https://lnkd.in/dy6ZSQhN