O rei Charles III fez sua estreia oficial no dinheiro do Reino Unido, com o Banco da Inglaterra revelando suas primeiras notas com o novo monarca na terça-feira.
A moeda renovada com a imagem do rei entrará em circulação a partir de meados de 2024 para substituir gradualmente as de sua mãe, a rainha Elizabeth II.
Charles tornou-se rei em setembro, após a morte da rainha Elizabeth aos 96 anos, após 70 anos no trono.
As novas cédulas de polímero de cinco, 10, 20 e 50 libras apresentam um retrato de Charles na frente, bem como uma participação especial dele na janela de segurança transparente das cédulas, mas não foram alteradas em relação aos designs atuais.
O verso do dinheiro também permanecerá inalterado, com retratos do primeiro-ministro Winston Churchill nas notas de 5 libras, da autora Jane Austen nas notas de 10 libras, do artista JMW Turner nas de 20 libras e do cientista da computação Alan Turing nas as notas de 50 libras.
“Este é um momento significativo, pois o rei é apenas o segundo monarca a figurar em nossas notas”, disse o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, em comunicado.
A rainha Elizabeth se tornou a primeira monarca na história britânica a aparecer nas notas do Banco da Inglaterra em 1960, em contraste com as moedas que há muito apresentam imagens dos governantes do país.
A Royal Mint da Grã-Bretanha começou a emitir as primeiras moedas com o perfil de Charles em circulação geral em 8 de dezembro.
As cédulas com a imagem da Rainha Elizabeth não serão retiradas de circulação até que estejam gastas, então os dois tipos de cédulas continuarão em uso nos próximos anos.
“Para minimizar o impacto ambiental e financeiro dessa mudança, novas cédulas serão impressas apenas para substituir as cédulas gastas e para atender a qualquer aumento geral na demanda por cédulas”, acrescentou o Banco da Inglaterra.
Atualmente, existem cerca de 4,5 bilhões de notas individuais do Banco da Inglaterra no valor de cerca de 80 bilhões de libras em circulação.
Com fios Postais